h

Pouso Alegre


Pouso Alegre é um distrito do município brasileiro de Maiquinique localizado no Sudoeste da Bahia,e faz divisa com Minas ao Norte do Estado mineiro.está a uma distância aproximada de 25 quilômetros de Maiquinique, a 15,5 quilômetros de Jordânia, a 75,2 quilômetros, de Itapetinga,a 170 quilômetros de Vitória da Conquista,a cidade mais importante desta parte do Sudoeste,e a 651 quilômetros de Salvador, a capital do Estado.
História
Pouso Alegre iniciou-se, segundo antigos moradores que nasceram nas proximidades do distrito e que conheceram a primeira casa:(Em 1945).mas só foi lavrado seu documento oficial em (18 de Abril de 1969) quando o então prefeito de Maiquinique(Nelson José de Oliveira),adquiriu dez hectares de terras pertencidas ao Sr.Alfírio Alves Ferreira,onde foi instalado o distrito de Pouso Alegre Município de Maiquinique. Foram estes alguns dos proprietários mais antigos antes de ser transferido o documento para a prefeitura: Friciano, Francino Gobira (fundador),Idalino Dentista, Alfírio Alves Ferreira, Iorzinho Tropeiro, Diocleciano Pereira. O local onde foi instalado o distrito, fazia parte da fazenda do Sr.Francino Gobira, onde também havia uma chácara de café.E alguns "atribui' ao ex-proprietário a idéia de sua fundação, pois segundo moradores:O mesmo chegou a pagar dois réis por pés de café arrancados no intuito de fundar o povoado.(Pouso Alegre já foi comarca de Macaraní,assim como Maiquinique .O Prefeito de Macaraní na época foi o Sr.João Saliba
Dados Históricos
A PRIMEIRA CONSTRUÇÃO A EXISTIR EM POUSO ALEGRE: Foi uma venda do Sr.Supriano,feita de taipas e coberta de palhas.
O PRIMEIRO MORADOR: Foi o Sr.Ostílio que também morava numa casa de taipas coberta de palhas.
A PRIMEIRA PROFESSORA: Foi Dona Maria Gobira (década de 1940) que veio de Jordânia a convite de seu Idalino.
A PRIMEIRA RUA: Foi a rua do campo,conhecida na época por rua da palha.
A PRIMEIRA PONTE: Foi construída de madeira pelo Sr.Idalino em mutirão com os moradores, ponte Pouso Alegre-Jordânia.
A PRIMEIRA ELEIÇÃO PARA VOTAR NO POVOADO: Foi em (1961).
O PRIMEIRO PADRE: Foi Arnaldo de Castro de Macaraní.
A PRIMEIRA IGREJA: Foi construída em 1966( católica).
OS PRIMEIROS CASAMENTOS REALIZADOS NA IGREJA: Foram de Nilson Gonçalves Vieira, Nêm de Orminda, e de Antônio Maruemba.
O PRIMEIRO CANDIDATO E VEREADOR: Foi o Sr.Joaquim de Plinio,e foi o primeiro a ter mais mandatos.
O PRIMEIRO VEREADOR A SER MAIS ATUANTE: Foi Herosino de Souza Pereira.
O PRIMEIRO CALÇAMENTO DE RUA: Foi realizado em1980, no mandato de Nataniel Silveira.
O PRIMEIRO POSTO DE VACINAÇÃO: Foi construído no mandato de Nataniel Silveira em 1977,no mandato que durou de 1977-1982.o Prefeito que mais trabalhou no município e no distrito.
A PRIMEIRA PESSOA A TRABALHAR COMO ENFERMEIRA: Foi Maria Ení,conhecida carinhosamente como"Nega" de Dorcina.
A PRIMEIRA ÁGUA ENCANADA: Foi colocada em 1979, junto com a água foram instalados dois chafarizes públicos.
A LUZ ELÉTRICA CHEGOU: Em 1981.
A Primeira Estrada Pouso Alegre-Maiquinique tinha um trajeto diferente, subia toda a serra de Ana Borges pela direita.
A Segunda Estrada Pouso Alegre-Maiquinique,chegou em 1982,e margeia a serra de Ana Borges pela esquerda.
A PRIMEIRA TELEVISÃO INSTALADA NO DISTRITO: Foi uma TV,philco preto e branco de 17 polegadas para assistir a copa do mundo no( México 1986) por Nemésio Meira Júnior.
O PRIMEIRO TRANSMISSOR DE SINAL DE TV: Foi instalado em 1989, no mandato do prefeito José Francisco de Lacerda.
O PRIMEIRO VICE-PREFEITO: Foi Osvaldo Oliveira, Seu Valdo.
O Primeiro circo arena de tourada veio em 1982, Palhaço toureiro(Cafubira).
O Primeiro Circo de Comédia e números veio em 1987,Palhaço comediante(Lapichó).
A PRIMEIRA ESCOLA CONSTRUÍDA DENTRO DO POVOADO: Foi a Escola Osvaldo Coelho que ficava acima da igreja católica.
Uma das Primeiras Escolas de alfabetização que servia ao povoado nas décadas de 1960-1970.ficava na fazenda do Sr. Antônio Generoso,a professora chamava-se Maria Alice conhecida por Professora Biu, que ensinou nessa Escola até ser desativada no final dos anos[1978 ou 1979] com a mudança da professora para outra cidade(São Paulo).
A PRIMEIRA ESCOLA A TER O ENSINO DO PRIMÁRIO: Foi a escola Francino Gobira.
A SEGUNDA: Foi a Escola Valter José de Oliveira, que distava a quase um quilômetro do povoado o Sr. José Professor foi o primeiro a ensinar nas duas Escolas.(Nota, nos anos oitenta havia duas modalidades de ensino no distrito: O mobral e o ensino didático. Osvaldo Figueiredo dos Santos, foi professor do Mobral).
Geografia
Município de Maiquinique-divisa com o Norte do Estado de Minas Gerais.
Vegetação
Bioma da Mata Atlântica,Floresta Estacional Decidual,e Floresta Estacional Semi Decidual.
Hidrografia
Pouso Alegre é banhado por dois Rios:O Córrego da lama,e o ribeirão Bahia Minas conhecido também como(Ribeirão do Salto),que desagua na Bacia hidrográfica do Jequitinhonha.
Relevo
Unidades geomórficas, Depressão de Itabuna-Itapetinga.Piemonte Oriental do Planalto de Vitória da Conquista.Nesta faixa apresenta Serras com até 600,metros de altura.
Solo
Brunizén avermelhado-podzólico vermelho amarelo eutrófico-podzolico vermelho amarelo distrofico-latosolo vermelho amarelo álico,e latosolo vermelho amarelo distrófico.Ideal para o plantio de Café,Milho,Mandioca,Feijão,Arroz e Cacau.(Nota:Mesmo com este tipo de Solo nunca houve uma agricultura sustentável nem comercial,só agricultura de subsistência.Ou seja: Só,para o consumo familiar).
Clima
Tropical, Semi-Úmido a Seco.Temperatura variável entre 23-33 graus quase o ano inteiro.Ficando a média entre 24 graus c o.
Altitude
Aproximadamente entre,250-270 metros.
Estradas
Pouso Alegre-Maiquinique,Pouso Alegre-Jordânia e Pouso Alegre Ribeira-Bandeira.
Economia
Pecuária e Trabalho Braçal no campo.Também reforçada por uma mineradora de grafite que foi instalada nos anos oitenta,e uma fábrica de queijo que veio a ser instalada nos anos noventa.
Religião
Cristianismo,Católico e Evangélico.
Cultura
Encontra-se duas culturas no distrito. Do Nordeste e do Sudeste.(Festas juninas,forró e axé,corrida de cavalo,prova de tambores,musica sertaneja e folia de Reis.Fazem parte da cultura das duas regiões).
Educação
Nos anos 1960,-se tem pouca informação sobre a educação em Pouso Alegre.Porém-se sabe que a professora Maria Alice(Biu),ensinou nos anos 1960-1970.E que até inicio dos anos 1991,o ensino no distrito ia da primeira série até a quarta série,apartir desta década passou-se a ensinar até o ensino fundamental. Todavia uma breve lista dos educadores mais antigos.
PROFESSORES: profs Maria Gobira, alfabetizadora.Isabel esposa de Salviano,alfabetizadora, Maria Alice(Biu),ensinava do alfabeto a primeira série.José professor ensinava da primeira a quarta serie.Isabel Marques Piúcha,ensinava do alfabeto a cartilha.Osvaldo Figueiredo dos Santos ensinava o Mobral.Isabel Alves de Lima"Belinha"ensinava da cartilha a primeira serie.Elisa Brito de Lacerda,ensinava a terceira serie.(Alguns destes ensinaram até a década de noventa).
população
Aproximadamente 1600,habitantes.(Nota:O crescimento populacional de Pouso Alegre foi de 21,habitantes em media ao ano desde o inicio até:2010).
Tradições
Desde os tempos mais antigos sempre fez parte da tradição local,Folia de Reis,Fogueira de São João,e Forró em casa de amigos,Forró doméstico.
Eventos antigos e marcantes
Nos Anos 1970-1980,acontecia as celebrações religiosas da Igreja Católica onde comparecia alguns Clérigos da Igreja;dentre Eles o (Padre JOÃO),realizava-se várias brincadeiras ,Malhar Judas,Correr dentro de sacos,Subir em pau-de-sebo,e quebrar potes.
Evento histórico
O evento mais importante que aconteceu por aqui foi:O(Rally dos Sertões) realizado em 2006,por ser o maior Rally da América do Sul,e um dos maiores Rallys do Mundo na categoria.
Personalidades Históricas
Como toda cidade, ou povoado tem sua lenda. Teodoro Figueiredo dos Santos foi essa lenda.Pessoa irreverente e muito divertido um daqueles,tipo..me ame,ou me odeie,um dos filhos mais ilustres,um apaixonado pelo povoado como ninguém, a ponto de torna-lo inimigo de quem insultasse o povoado.Foi um personagem marcante o famoso miquilino.Que segundo familiares:Faleceu em 96, e deixou saudades.Sua esposa,Dona Maria de Piu,também é digna de ser lembrada por seu amor e zelo que devotava ao lugar.Eram pessoas que tinham orgulho de viver no povoado não se envergonhavam dele. Ao contrário rompiam amizades,atropelavam bonsenso perdia o humor caso alguém ousasse desfazer desse povoado.Entre tantas Histórias que eles construíram vivendo nele,essa é uma delas: Certa ocasião uma senhora com várias bagagens ao cair da tarde pediu carona para Piu Teodoro dos santos a beira da estrada Maiquinique Pouso Alegre.Ele bruscamente parou o seu carro! Como sempre pois dificilmente negava uma carona pra qualquer pessoa. A senhora se dirigiu a ele perguntando: O Sr.está indo pro Futuca?. Ele de bate pronto disse: Não conheço esse lugar! Droba a língua!! E enfurecido foi embora. Deixou a pobre mulher com bagagem e tudo a beira do caminho. Eles eram capazes de fazer coisas muito piores para defender a honra do povoado.



Colaboraram com este histórico:( CLIQUE AQUI )
Belmiro Barbosa Lima (Mirão)idade: 63 anos,chegou para a Vila ainda jovem.Eunice maria Lima (dona Nicinha) idade: 77 anos chegou em Pouso Alegre em 1950,vindo de Potiraguá.Dona Dorcina idade:101 anos.Chegou em Pouso Alegre em 1955,Maria Ení (Nega de Dorcina)idade:56 anos nasceu na vila de Pouso Alegre.Osvaldo Figueredo dos Santos idade:69 anos nasceu Próximo, seu pai foi o terceiro morador do distrito.Maria Amaral dos Santos idade:71 anos,seu pai foi o terceiro morador.Nilson Gonçalves Vieira idade:67 anos,nasceu próximo ao povoado.Rita Vieira nasceu nas proximidades do vilarejo. Osório Viana Santos idade:63 anos,nasceu em uma fazenda próxima. A todos muito obrigado.


Referências.......Fontes consultadas.
Para (distância) de Maiquinique-Salvador:< www.sei.ba.gov.br/side/frame_tabela.wsp?tmp.volta=sg46&tmp.tabela=t106>
Informações (Geográficas municipais)- sei.ba
Para (distâncias) de Pouso Alegre a outras cidades:< www.aondefica.com/mapggo32010.asp?action=set&res=1024x768&d=32&=undefined>- aondefica.com/
Para (histórico de Pouso Alegre),Fonte:< www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=292000> Clique em( Histórico) e www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=ba-´fonte: prefeitura municipal de Maiquinique,autor do histórico-Valdolino Mineiro Cunha.(Clique em,Maiquinique histórico)
Referências-entre (Pouso Alegre e Macaraní),http://macaranibahia.blogspot.com/2009/03/breve-historia-da-macarani.html-(Macarani) e,fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Macarani-(Macarani )
Referências-entre (Pouso Alegre e Maiquinique),fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Maiquinique- Maiquinique
Referências- para (vegetação),fontes:www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=292000 -bioma
Tabela 01:Distribuição da vegetação na Região sudoeste fonte:PDRS Sudoeste da Bahia,1999.-RegiãoSudoesteDaBahia
Referências para (Hidrografía):<[PDF] Projeto RADAMBRASIL v.24-Suplemento,Potencial dos recursos hidrícos,Folha SD.24 Salvador,bacia hidrográfica do Jequitinhonha,páginas200 a 214.>-RADAMBRASIL
Referências para (Relevo):< www.sei.ba.gov.br/side/frame_tabela.wsp?tmp.volta=sg36&tmp.tabela=t85>- SEI.BA
Distribuição do Relevo,conforme o Mapa Fonte:http:picasaweb.google.com/lh/photoipBKWmx51DUtdHE-87fbq/A?feat=embedwebsite Figura 03-Região Sudoeste da Bahia-Unidades Geoambientais Fonte:(PDRS-Sudoeste,2000. Org: ALTEMAR ROCHA)-PDRS,Sudoeste,2000.
Referências para (Solo): ftp://ftp.cprm.gov.br/pub/pdf/paulo_geomeiamb.pdf Geologia e Meio Ambiente sc.20-zc-v(Paulo Saldanha)-Geologia e Meio Ambiente
Referências para (CLIMA): http://picasaweb.google.com/lh/photo/vBCno-VXsJRaJMcgtgm-vq?feat=embedwebsite (Fonte):Base Cart.Sei-Ba 2007 Prod. ALTEMAR AMARAL ROCHA .08 TIPOLOGIA CLIMÁTICA SEGUNDO THORNTHWAITE -Clima Semi-úmido a seco
Subsídio/ histórico, (Antigos moradores da Região).

Autor do Histórico: Anaílson Pereira Soares.